HISTÓRIAS DE PORTUGAL

UMA HISTÓRIA ILUMINADA :
OS CANDEEIROS ICÓNICOS DE LISBOA

As autoridades da cidade de Lisboa começaram a trabalhar na iluminação pública da capital em 1780 com candeeiros a óleo. Os candeeiros foram um presente da Rainha para iluminar as ruas mais importantes da cidade. Estes últimos foram removidos em 1792 por falta de financiamento. Dez anos depois, os candeeiros foram instalados de novo para satisfazer o desejo da Rainha de ver Lisboa iluminada. Foi então implementado um imposto especial para garantir a continuidade deste serviço.

 Portugal's street lamps

Em 1848, um novo sistema de iluminação a gás foi inaugurado. A Companhia Lisbonense de Iluminação a Gás foi fundada para fornecer este serviço. Os seus candeeiros de rua iluminaram o centro de Lisboa no início, mas pouco a pouco cobriram toda a capital. Os candeeiros tinham uma forma retangular e tinham de ser acesos manualmente por uma pessoa conhecida como vaga-lumes.

Na noite de 30 de julho de 1848, os cidadãos de Lisboa reuniram-se nas ruas para participar na inauguração oficial da iluminação da cidade.

Durante a sua próxima visita a Lisboa, tome o tempo de procurar e admirar trabalho de cada um deles. Verá temas diferentes dependendo do bairro em que se encontre. Alguns terão cavalos, outros corvos, navios ou santos.

Sabia que, se estiver num bairro popular ou numa zona requintada, os candeeiros de rua serão diferentes. Se estiver no popular Bairro Alto, por exemplo, os candeeiros de rua só terão 4 lados e terão um design mais simplista. No entanto, se visitar um bairro sofisticado como o Chiado, eles terão 6 ou 8 lados e terão detalhes mais elaborados.

Existem dois tipos de candeeiros de rua; candeeiros à antiga (estrutura metálica incorporada na fachada de edifícios) ou aqueles com estrutura vertical, mais recentes e modernos.

Os candeeiros de rua de Lisboa marcam a passagem de Portugal para a era moderna. Os candeeiros tradicionais fazem parte da história e da cultura de Lisboa e dos seus habitantes.

É através dos mais pequenos detalhes que as maravilhas desta cidade se revelam. Portanto, procure estas incríveis
obras de arte da próxima vez que visitar Lisboa!

Se quiser começar a organizar uma viagem a Lisboa, entre em contato comigo.

Para conhecer melhor os meus serviços, clique aqui.

Não esqueça de seguir as minhas aventuras nas redes sociais:
Facebook: @sparklingconcierge
Instagram: @sparklingconcierge
Twitter: @SparklConcierge 

Viagens felizes,

Marina